A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO – Marie Kondo

A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO – Marie Kondo

Ganhei esse livro de presente da minha Coach, já havia ouvido falar muito bem dele. Assim que recebi, comecei a ler e conclui em 4 dias toda a leitura do livro. O livro, A Mágica da Arrumação, me cativou de uma forma, que eu não parava mais de ler e a cada leitura fui sendo surpreendida.

Após o término da leitura, apliquei com tudo as dicas da Marie Kondo e minha vida mudou completamente. Esse livro me transformou, a maneira como ela aborda o conceito de organização, não tem como você não se apaixonar por esse universo. Segue 4 dicas que mais gostei:

1- ARRUME TUDO E DE UMA VEZ SÓ

Confirmo essa frase dela, se você começar a arrumar um pouco por dia, ficará arrumando para sempre. Você precisa decidir que quer ser transformada pela organização e começar. É claro que não dá pra arrumar tudo em um dia só, mas o segredo é não ter intervalos muito grande de uma arrumação a outra. Por exemplo, se nessa semana você decidir arrumar suas roupas, comece e termine até o final. Depois que concluiu define qual será a próxima arrumação e já se planeje para fazer. Se deixar para o próximo mês, ou daqui uma semana, você não sentirá o impacto da arrumação e ficará desmotivada a arrumar o próximo item. Intervalos de 1 ou 2 dias é o suficiente e assim logo sentirá o impacto da arrumação na sua vida.

”O segredo é fazer uma mudança drástica e repentina a ponto de levar a uma mudança interna igualmente drástica. Não se consegue o mesmo impacto se o processo for gradual”. Marie Kondo.

 

2- ORGANIZE POR CATEGORIA E NÃO POR LOCALIZAÇÃO

Precisamos saber a quantidade de itens que temos, se arrumamos por itens, eles podem estar espalhados por toda casa, assim se você juntar todos os itens da mesma categoria em um espaço só, saberá o que tem, o que precisa ser descartado e não acumulará coisas desnecessárias.

Se começar a arrumar seu quarto por exemplo, pode encontrar itens seu em outro ambiente, por isso a importância de definir a categoria primeiro da arrumação e depois o local a ser arrumado.

 

3-FAÇA DA ORGANIZAÇÃO UM EVENTO ESPECIAL

A arrumação diária da nossa casa, que consiste em usar algo e devolver no lugar, isso faremos por resto da vida, enquanto usarmos, roupas, livros, objetos…

O objetivo do livro é inspirar a encarar um “acontecimento especial”, de colocar a nossa casa em ordem. Isso precisa impactar, fazer a diferença na nossa vida, senão na primeira dificuldade virá a frustração. Depois, de pôr a casa em ordem, a tarefa será bem mais simples, devolver as coisas no seu devido lugar, isso será um hábito prazeroso. Não vai querer mais ver suas coisas bagunçadas de novo, fará de tudo para manter e curtir sua casa organizada.

 

4-COMO DESCARTAR UMA PEÇA:  DEIXA VOCÊ FELIZ?

Analisar tudo que você tem, faz parte do processo de arrumação, por isso, segure seus itens e se pergunta: Isso me traz alegria? Com a resposta você saberá o que fazer. Não tenha algo guardado somente por achar que algum dia usará ou irá precisar. Mas, mantenha ao seu redor tudo aquilo que te traz felicidade. Assim, você terá uma vida rodeada de coisas que ama e que te traz prazer em ter.

”O segredo de um ambiente organizado é buscar a simplicidade máxima na organização, de tal modo que baste uma olhada para que a pessoa consiga ver o que tem”. Marie Kondo

 

 

Deixe um comentário